sexta-feira, 28 de agosto de 2015

#MODA: PALETA DE CORES PANTONE - VERÃO 2016

agosto 28, 2015 2


A Pantone anunciou no final do ano passado, a paleta de cores para o VERÃO 2016!


Para começar, preciso contar a vocês que eu nunca me liguei em LHUFAS sobre este assunto. Eu sou Téc. Design Gráfico por formação e as tabelas da Pantone sempre me serviram para os meus jobs no computador, eu nunca tinha ouvido falar disso no mundo da moda (em qual mundo eu vivo?)! Passei a me ligar nesses assuntos, depois que a minha amiga Ariane Realino criou um blog, que fala de muitos assuntos entre eles a moda. Tenho várias amigas ligadas nessas coisas e elas me ensinam muito, entre os meus blogs favoritos sobre o assunto estão o VEM CÁ MENINA que é da Ariane Realino e o HOJE EU TÔ PATI! da Patrícia Monteiro. Elas falam de uma forma simplificada e até as mais leigas no assunto, tipo eu, conseguem ficar experts, rs!
Então, eu resolvi dar uma olhada nas cores que a Pantone colocou como tendência para o próximo verão afinal, o inverno já está acabando e logo logo colocaremos nossos
looks no sol, confesso que gostei bastante do que vi!

Pra que serve essa orientação da Pantone?
Então, depende! Não significa que você vai ter que mudar todo o seu guarda-roupas e andar por aí monocromática mas as grandes marcas seguem essa cartela de cores para compor e lançar suas peças para a estação! Não precisa necessariamente se vestir só com estas cores e não significa que as cores estarão só nas roupas, mas também nos acessórios, batons, esmaltes, sapatos e por aí vai! Que tal conhecer estas cores?


Aquamarine


Custard


Marsala

Aquamarine eu adorei! Muitos Jeans são desta cor e eu acho super fácil de combinar. Com certeza vai ter no meu armário! Custard é a minha cara, eu amo cores fortes e vibrantes e acho que super combina com o a minha pele. Marsala, é a cor do ano de 2015 também eleita pela pantone e isso vocês já sabiam né? Foi bem gasta essa informação ao longo do ano, rs. É uma cor bem sóbrea e dá pra combinar bem. Eu confesso que não gosto muito, mas usaria acessórios, batons sem nenhum problema.


Glacier Gray


Lucite Green


Classic Blue

Glassier Gray eu achei um charme adoro cinza, acho uma cor super chic, rs! Lucite Green é um verde bem verde se é que vocês me entendem, tenho uma peça dessa cor e é bom complicado combinar por ser uma cor muito forte. E o classic blue é lindo né? Eu adorei, amei mesmo e usaria com certeza tanto na roupa quanto nos acessórios.

Tangerine


Scuba Blue


Sobre o Tangerine eu tenho a mesma opção quando ao "amarelo" amo cores fortes, acente, reluz acho o máximo mesmo e tenho peças nesse tom inclusive! O Scub Blue também é bem "aceso" mas não me agrada! Na Diva Lupita ficou lindo né? Mas eu não sei se me arriscaria talvez nos acessórios, que tal?

Strawberry Ice



Toasted Amond

Sobre o Strawberry Ice eu achei lindo e achei mais lindo ainda o vestido da Cris Viana, o mulher maravilhosa né? Mas voltando ao assunto, prefiro esta cor ao Marsala (os dois tem tons parecidos para mim) acho mais fácil combinar e gosto mais de imaginar com a minha pele! O Toasted Amond é meio um "Nude", digo meio porque nas negras escuras ele não é nude mas acho um tom legal, fácil de combinar e tal e para usar no dia-a-dia também é bem bacana!

A paleta de cores sugerida pela Pantone, como eu disse não é uma regra mas uma preparação do que você vai encontrar nas vitrines para o próximo verão. Cada cor tem centenas de variações e como eu disse saí das peças de roupas e passa pelos acessórios, maquiagens, calçados você pode escolher onde vai querer aplicar cada tom!

Espero que tenham gostado do post e ajudado pessoas que como eu, não faziam ideia do para que servia isso mas agora está até achando interessante a ideia!

Beijos e até a próxima!



segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Stefanie Durval: MODELO, ATRIZ E NEGRA SIM SENHOR!

agosto 24, 2015 0



O assunto é feliz e animador porque eu adoro dar boas notícias para o nosso povo. Sabe aquele lance de representatividade ser importante? Vamos falar de representatividade no cenário da moda!
A moda, deixou de ser tratada como futilidade faz tempo, é um setor que emprega direta e indiretamente milhares de pessoas no Brasil e ajuda sim a movimentar a nossa economia, o negro brasileiro tem um histórico prejuízo neste ramo pois a beleza considerada padrão na moda é a Européia. Modelos magras, quadris estreitos, pele branca e todas aquelas características que nós negras não temos! Precisamos mudar esse quadro e é dia pós dia que seremos absorvidos por este mercado, para que entendam que negro não é alegoria para "x" tema de apresentação. Modelo negro é modelo, ele pode estar em todos desfiles mesmo que não estejamos falando de Africa por exemplo.


E hoje vamos conhecer a Stefanie Durval, atriz, modelo e negra! Ela tem 22 anos e mora no RJ e tem brilhado por aí representando a sua comunidade e a nossa raça!

Stefanie é modelo desde os oito anos de idade, nascida e criada em Madureira ela sabe que a moda ainda (veja bem, ainda!) não é um espaço democrático e é preciso muito para que nós possamos nos sentir inseridos neste mundo!
Em agosto deste ano, Stefanie mostrou o seu trabalho na 25ª FEVEST levando todas as suas resistências para passarela ela mostrou o quão incrível ela é naquilo que faz! 

Fotografia: Marcio Romano | Make-up: Agatha Coppetti  | Produção: Eduardo Fraga
Ela não pára. Além de modelar, é
atriz, estuda artes cênicas e está envolvida no projeto de um filme que deve ser lançado em setembro deste ano. O filme fala exatamente do cotidiano do negro brasileiro e pelo que andei lendo, já tem mais de 30 atores negros viu?

Ela define seu estilo como "próprio e original":
"Eu gosto de peças criativas e originais. Geralmente customizo algumas peças que compro em liquidação, às vezes compro algumas peças bem retrô em brechó e customizo também. Eu  defino meu estilo como original, meu jeitinho “ Durval” de ser tem um pouquinho de tudo: da renda, jeans até regata básica. Mas o que eu não abro mão é do  conforto, acho que se sentir bem é mais importante que estar linda."
E eu diria mais, se você puder estar linda e confortável será ótimo mesmo. Não tem nada pior que ter de vestir uma roupa apertada ou larga demais, um sapato apertado para alguma ocasião porque o desconforto estraga o look.
Já citei em outros posts e vou repetir a moda é feita por cada um e para todos, não somos nós que temos que nos adequar a ela e sim ela que tem que nos enxergar e nos representar!


Fotografia: Marcio Romano | Make-up: Agatha Coppetti  | Produção: Eduardo Fraga


Como eu disse no começo do texto, a moda é um espaço que ainda tem muito a escurecer. Stefanie reconhece isso e nem por isso deixa de realizar o seu trabalho da melhor forma!


"Não concordo que negro se parece! Cada um tem seus traços, cabelos e corpos diferentes uns dos outros. Nossa beleza não é muito valorizada no mercado artístico, quando vou fazer algum trabalho como modelo ou  atriz, geralmente sou a única negra e isso me deixa super chateada. Sinto falta de mais negros na moda, na televisão e no meio artístico em geral!

Tem tantos negros estudando pra serem atores e sempre colocam cantores, filhos de famosos e etc... Na novela Verdades Secretas por exemplo, tem apenas uma negra; o Brasil tem tantas modelos negras lindas porque colocaram apenas uma? É cota? E fora o fato de os profissionais de beleza "não serem qualificados para a beleza negra", sinto que eles ficam bem perdidos com nossa pele e nosso cabelo, parecem que tem medo ou até "nojinho" de tocar. Nosso Cabelo, nossa cor não é moda. É raíz!" 
Style: Ana Paula Lisboa || Fotografia: Ruan Richard || Maquiagem: Rosana Mendes MakeUp || Produção: Nathália Soares / Yasmin Magalhães || Assistente de fotografia: Ricardo Nogueira Fotografia || Assistente de Produção: Cadu Barcellos
A Stefanie Durval é uma mulher linda, consciente do quanto a sua representatividade é importante para todos nós. E realmente, é preciso que nós nos coloquemos cada vez mais a par de tudo que podemos fazer para democratizar os espaços. Abaixo, vou deixar todos os contatos da Stefanie, ela tem uma página super legal no face onde posta todos os trabalhos, vale sim muito a pena seguir essa lindeza!




Espero que tenham gostado do post e até a próxima!




quinta-feira, 20 de agosto de 2015

LOJA AFRO MARIA CHANTAL: NEGROS DE GRIFE

agosto 20, 2015 2
Hoje novamente estamos falando de moda negra, feita por negros e para negros. Eu passeando pelo Facebook conheci a página da Chant que vai ser a referência de hoje aqui no blog, conheçam a loja afro Maria Chantal!
A essência da Loja Maria Chantal é valorizar a nossa estética não só por fora, chega a ser quase um "carinho na alma", além das peças na página tem várias imagens de frases que a Chant escreve e compartilha diariamente na intenção de empoderar as mulheres negras, eu acho isso maravilhoso! A descrição da página no Facebook me chamou muito a atenção, afinal, não adianta só afrocentrar tem que haver essência para nos conquistar não é?

"Camisas e turbantes artesanais que enaltecem a cultura e estética negra. Tendo em vista que o racismo e as suas consequências são motivos da baixa autoestima da comunidade negra. Tenho como objetivo enaltecer a nossa auto estima, por meio de estampas que levam frases e ilustrações que nos representam da melhor forma possível. Todos os produtos são extremamente artesanais, o que os torna praticamente exclusivos. Faço cada um com muito carinho e amor, espero que gostem."
Trouxe para vocês conhecerem aqui no blog, algumas estampas da grife e na loja virtual que eu vou deixar o link ao final deste post tem muito mais que  vocês precisam conferir, inclusive para o público masculino!

Fotos: Chantal
LOJA AFRO MARIA CHANTAL: NEGROS DE GRIFE

Em 2013 Chant criou uma marca com 3 amigos que cursavam Produção de moda junto a ela, a marca se  chamava Nada em Comum Customização e o foco era o público jovem feminino em geral. Ao longo do tempo os integrantes foram saindo e acabou sobrando apenas Chanti. Quando começou o curso de design gráfico foi proposto pra que cada aluno criasse uma marca pra algum conhecido que precisasse e uma das colegas, Stephanie Gonçalves, escolheu redesenhar a marca Nada em Comum CustomizaçãoJá que ela já estava atuando praticamente sozinha não haveria motivo pra continuar carregando o nome ‘Nada em Comum’ e então mudaram para o nome atual.

Foto: Leah Jane MuschLOJA AFRO MARIA CHANTAL: NEGROS DE GRIFE 

Foto: Leah Jane Musch LOJA AFRO MARIA CHANTAL: NEGROS DE GRIFE

Foto: Stephanie GonçalvesLOJA AFRO MARIA CHANTAL: NEGROS DE GRIFE

Finalizaram a nova marca em Agosto, mas a atuação da marca Maria Chantal começou em Março desse ano com tutoriais de amarrações de turbantes no YouTube, ilustrações e recentemente as camisas.

Foto: Stephanie GonçalvesLOJA AFRO MARIA CHANTAL: NEGROS DE GRIFE

Foto: Leah Jane Musch LOJA AFRO MARIA CHANTAL: NEGROS DE GRIFE
Foto: Stephanie Gonçalves

Como já foi dito, o objetivo é enaltecer a autoestima da comunidade negra por meio de fotos ligadas a moda, ilustrações e frases que representem e a grife está em busca também de trazer para comunidade negra uma visão de África diferente daquela que aprendemos na escola àquela história que a supremacia branca faz questão de esconder como por exemplo, a questão do antigo Egito ser negro e não este Egito branco que insistem em representar na mídia. Carecemos muito de boas representações e não convém a mídia fazer isso, então a Maria Chantal é uma das que está fazendo.

Foto: ChantalLOJA AFRO MARIA CHANTAL: NEGROS DE GRIFE

Fotos: ChantalLOJA AFRO MARIA CHANTAL: NEGROS DE GRIFE
“Durante o curso de Design uma colega preta reproduziu racismo, chamou eu e outro colega de macacos. Isso acabou me aproximando mais ainda da militância por isso procuro por meio da marca também conversar sobre alguns assuntos que estão ligados a nós.”

Uma coisa legal é que a grife é altamente personalizável. Isso mesmo, você pode criar a sua frase, seu protesto ou mesmo enviar um pensamento para que a Chant transforme em estampa, assim outras pessoas poderão ver, gostar e usar também. Achei isso o máximo!

A estilista da grife deu uma entrevista pro blog, contanto um pouco sobre a sua visão de moda negra:

LOJA AFRO MARIA CHANTAL: NEGROS DE GRIFE

Como você definiria "o lugar do negro" na moda e qual a sua opinião sobre como isso poderia ser melhorado?
O sistema em que vivemos expressa seu racismo em todas as áreas e na moda não seria diferente. Ainda estamos muito atrás das cortinas, precisamos estar debaixo dos holofotes. Não podemos nos saciar com as migalhas de 1 ou 2 modelos negros em um desfile precisamos de mais negros sendo empregados, estejam falando de " África" ou não.
Precisamos também conhecer estilistas negros, eles existem. Descobri a pouco tempo por intermédio de uma amiga a existência da estilista negra Ann Lowe, até então me inspirava em Chanel, mas agora eu me inspiro nela.

Na maioria das fotos as estampas são carregadas por mulheres negras, existem planos de expandir para o público masculino?
Sim. Na verdade as minhas camisas são unissex, apesar de ser o publico feminino quem mais consome. O que na verdade muda são os cortes. Mas em breve estarei fazendo estampas pontuais pro público masculino a auto estima do homem negro precisa ser enaltecida, ultimamente tem sido trabalhada apenas a auto estima da mulher.

Além da Maria Chantal, você tem outros projetos ligados a moda?
Não tenho mais nenhum outro projeto ligado à moda, mas tenho outros projetos por exemplo o Coletivo Black Flower que visa trabalhar a auto estima de crianças e adolescentes e oficina de customização de objetos.

Estilo é algo próprio e a Maria Chantal se mostra preocupada em valorizar as formas reais das mulheres negras, as suas modelos são "mulheres comuns" ou modelos profissionais?
São  mulheres comuns....rs. Na verdade na maioria das fotos sou eu mesma e Stephanie Gonçalves (minha irmã de alma).

Abaixo, estão os contatos da Grife para que vocês possam conhecer mais do trabalho e quem sabe usar e abusar? As peças são lindas e o trabalho dela é maravilhoso, vale a pena conferir!

CONTATOS:
FACEBOOK   |   INSTAGRAM   |   LOJA VIRTUAL   |   E-MAIL

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

CRESCIMENTO CAPILAR: O QUE EU TESTEI?

agosto 17, 2015 6

Oi gente, todo mundo afrodivando? Espero que sim.


Hoje o assunto é Crescimento Capilar e falando rapidamente sobre a minha transição ela foi bem curtinha, durou apenas 4 meses e meio. Em outubro de 2013 eu fiz a minha última progressiva para colocar um megahair (alongamento capilar) e mais ou menos um mês depois eu conheci uma amiga que me apresentou o mundo das cacheadas, me falou das texturizações, das técnicas e eu entrei de cabeça como tudo que faço nessa vida. Em dezembro decidi que não faria mais químicas de transformação capilar e até então não fazia ideia de como era minha textura afinal foram 12 anos entre relaxamentos e alisamentos até chegar a essa complicada decisão! Em fevereiro de 2014 eu comecei com o meu "projeto Rapunzel" bem fajuto porque eu tenho muita preguiça de ficar cuidando do cabelo dia-sim-dia-não e ele durou até novembro deste mesmo ano. O meu plano inicial era ficar até outubro de 2014 lidando com as duas texturas para então cortar, mas "quedê" paciência? Em março de 2014 eu decidi que não dava mais pra esperar, meu cabelo precisava de vida então cortei e comecei na corrida do crescimento, neste post vou contar para vocês tudo que usei e o que mais me deu resultados!






SHAMPOO BOMBA MONOVIN A* - De Fevereiro de 2014 a Maio de 2014

Usava três vezes por semana, religiosamente e lembro que usei a medida mais comum na internet 100ml de shampoo para cada 1ml de MONOVIN. O primeiro mês cresceu demais mesmo, os demais foram bons também mas ainda menos que no primeiro. Não ressecou, não quebrou, não me deu alergia e nem nada de ruim no meu caso só tive resultados positivos! Usei o shampoo GOTA DOURADA para cabelos cacheados SEM SAL.




SHAMPOO BOMBA ADEFORTE - De Junho de 2014 a setembro de 2014
Usava também três vezes por semana e pra mim não deu resultado nenhum. Entre ele e o MONOVIN A dei uma pausa de 30 dias que é o recomendado e não sei se pelo fato dele ter crescido horrores com o primeiro shampoo mas com este o crescimento foi o normal do meu cabelo: lento, muito lento! Também não deu alergia, coceira, queda, quebra, nada disso... Nenhum problema!




TÔNICO DE ALHO (GOTA DOURADA) - De Maio de 2014 a Setembro de 2014
Sem nenhuma dúvida foi o que mais fez com que meu cabelo crescesse, parecia mato, rs! Usava religiosamente três vezes por semana durante esse período e senti sim uma enorme diferença, coisa de mais de 5cm nesses meses e acredite, isso para o meu cabelo é M U I T A coisa mesmo. Sei que o cabelo cresce de dentro para fora, além do tônico de alho eu deveria ter melhorado a alimentação mas não melhorei e é por isso que digo que ele realmente dá resultado, já que nesse período não me alimentei tão bem e mesmo assim vi um efeito incrível do produto!



ÓLEO DE RÍCINO (100% VEGETAL) - De Setembro de 2014 a Novembro de 2014
Nesse período eu entrei numa de fazer inversão, sabem aquele lance de ficar de cabeça para baixo depois de massagear o couro cabeludo? Pois bem! A preguiça me impediu de ficar todos os dias de cabeça para baixo e de fazer o período recomendado mas durante esses meses eu usei o óleo sempre que me lembrava deixava durante a noite e retirava no dia seguinte. Crescer, não cresceu tanto mas fortaleceu e deu muito brilho pro meu cabelo. O que foi muito bom já que em novembro eu coloquei tranças Box Braids e acredito que graças a esse período usando o óleo o cabelo estava muito mais forte.







*MONOVIN A não é um produto para uso humanos e portanto não deveria ser usado para o fim que eu usei, logo os efeitos pelo uso deste produto é de inteira e total responsabilidade de quem o faz.


Depois dessa maratona eu fiquei um mês usando tranças e depois de tirar não usei mais nada para acelerar o crescimento, o mais curioso nisso tudo é que o período que o meu cabelo mais cresceu foi exatamente depois que parei com todas essas maluquices. Passei a beber mais água, melhorei alimentação e sinceramente às vezes tomo um susto vendo fotos e comparando o tanto que meu cabelo cresceu!


Espero que tenham gostado da dica e caso vocês já tenham usado algo para o crescimento que não está nesta lista, me contem nos comentários vou adorar saber!

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

#MODA: NEGROS DE GRIFF - GRIOT

agosto 14, 2015 2

Oi gente, como vocês estão? Espero que afrontando e resistindo sempre!

O assunto de hoje é moda e eu não me canso de falar que o ato de admirar a nossa estética é a maior prova de empoderamento que podemos dar visualmente falando, quando eu olhava os desfiles de moda no jornais e na tv (porque era o mais próximo de moda que eu chegava) eu sempre enxerguei mulheres brancas, traços finos, cabelos lisos, quadris estreitos, barriga chapada... e o que isso tem a ver comigo? Nada nem! Confrontar estes padrões de beleza e imprimir nossa marca em todos os espaços deve sim fazer parte da nossa resistência, enegrecer os espaços acadêmicos da moda por exemplo é um ato necessário! Eu tenho pessoas de todo o Brasil no meu Facebook pessoal e lá na página e eu tenho visto cada vez mais pretos e pretas se vestindo bem, com estilo próprio e sem a necessidade de embranquecer pra se sentirem encaixados.
Exatamente por ter tantas pessoas de locais diferentes no Facebook que eu vejo de tudo e foi assim que eu conheci a página GRIOT desde então sou completamente apaixonada pela página e principalmente pela proposta a que ela se dedica. Dá só uma olhada na Bio da marca:
GRIOT - Desde criança apaixonado por arte, Rafael vulgo 'raffaarts', conheceu a arte Urbana (graffiti) e ao longo dos anos foi buscando um estilo. Em 2013 começou a rabiscar umas figuras negras em seu sketchbook e postar nas redes sociais, sem pretensão.Começaram a vir comentários positivos, que aqueles desenhos virariam ótimas estampas. Por já ter trabalhado como modelo e em loja de roupas, Rafael viu que faltava uma representação da beleza negra. Em 2014 produziu sua primeira estampa, criando sua marca ainda sem nome.Conversando com seu primo sobre a cultura negra chegaram ao que hoje é o nome da marca.Assim nasceu a marca GRIOT.
GRIOT é como são chamados os contadores de historias na África. GRIOT tem como base referencias étnicas e urbanas... Estampas com riqueza de detalhes e que transmitem uma mensagem.
As estampas são lindas e eu trouxe pra blog algumas fotos da página que eu mais gostei para que vocês possam ir conhecendo o trabalho. Toda essa pegada urbana e as referências vindas da arte de rua ficam super evidentes nas fotos e eu acho isso fantástico!

Foto: Rafael Faustino
Foto: Cauê Nascimento
Foto: Rafael Faustino


Moda é isso, é rua, é dia-a-dia, é o que de fato dá para usar em corpos e mulheres reais. Eu penso que só o fato de ser mulher negra vestindo estilo você já incomoda, vestindo moda feita para negras então?
N E M   I M A G I N E  O  T A M A N H O   D O   L A C R E !

Fotos: Rafael Faustino

Foto: Rafael Faustino

Foto: Rafael Faustino


Uma proposta bacana da GRIOT é mostrar que a moda pode ser simples sem deixar de ser moda, você não precisa necessariamente gastar vários salários mínimos para ter um guarda-roupas completo e que funciona! Olha que proposta bacana nessa imagem:
Fotos: Rafael Faustino


Eu fiquei apaixonada, isso está salvo no meu celular, serve de inspiração e essa é uma outra dica super bacana que eu recebi de uma amiga e hoje tem sido bem útil: viu um look que você achou bacana? Guarde isso e você pode reproduzir depois, com suas próprias peças e se sentir tão linda quanto!

O Rafael Faustino criador da Griot, deu uma entrevista bem legal para o blog, a respeito da sua visão sobre a moda:
Como você definiria "o lugar do negro" na moda e qual a sua opinião sobre como isso poderia ser melhorado?

Já trabalhei um tempo como modelo e desde aquele tempo é muito difícil, chegava em trabalho que só eu era negro. Mesmo com tantos profissionais negros na área ainda é muito difícil, consumimos os produtos e não temos espaço pra representa los tanto no fashion quanto na publicidade. Quando criei a Griot foi pensando em tentar mudar esse cenário, fazer ensaios que mesmo na minha limitação fossem bacanas e mostrassem que o negro tem muito talento sim, está ligado na moda e é lindo.

Na maioria das fotos as estampas são carregadas por mulheres negras, existem planos de expandir para o público masculino?

Existe sim, já tenho algumas estampas mas estou resolvendo algumas coisas de confecção.

Além da Griot, você tem outros projetos ligados a moda?

Na verdade todos interligados, também faço ilustração e pinto quadros.

Estilo é algo próprio e a Griot se mostra preocupada em valorizar as formas reais das mulheres negras, as suas modelos são "mulheres comuns" ou modelos profissionais?

Algumas são modelos profissionais e outras não. Os ensaios da Griot não tem um padrão, todas que tiverem despostas a abraçar a causa é bem vinda tanto que já fizemos com baixinhas, altas, carecas... O último ensaio foi Plus, com uma amiga que é maquiadora!!


Abaixo eu vou deixar todos os contatos da GRIOT e vocês podem conferir mais desse trabalho lindo. Eu amei conhecer a grife e espero que vocês tenham gostado tanto quanto eu!

FACEBOOK  |  E-mail  |  Telefone de Contato: 1198330-9686

Beijinhos e até a próxima!




Post Top Ad