quarta-feira, 22 de maio de 2019

VOCÊ QUER O FIM DO PRIVILÉGIO OU APENAS QUER FAZER PARTE DELE?

maio 22, 2019 0
"Ah, mas, mulher preta também erra...". Erra, claro que erra! Mas, aqui estamos na frente de um probleminha bem maior.


Imagem: Retirado do site: Negrospe.blogspot.com 
Em tempos de exposição na internet para "resolver" divergências políticas e morais esbarramos em algo que até pouco tempo tínhamos como consenso não fazer. Uma delas, expor as atitudes que consideramos erradas e partiram de pessoas pretas no intuito de envergonhá-las ou fazer com que elas repensem atitudes que repudiamos. Era comum a máxima de que "a nossa roupa suja se lava em casa" e que expor os problemas internos da comunidade negra para o "grande público" – lê-se a branquitude que, ao presenciar estas discussões internas reuniria "ferramentas" para ataques desnecessários a pessoas ou grupos internos a comunidade negra – logo, silenciar publicamente para "não rechaçar os nossos", era um comportamento esperado, afinal, temos problemas maiores para nos preocupar – como, por exemplo, o genocídio do povo negro.

Acontece que vamos agora admitir que a internet também é nossa casa, ou seja, ao admitir que a internet também é um campo de disputa de poder para o povo negro, além de ser plural. Isto é, não é mais de negros versus brancos, mas, pessoas versus pessoas, admitimos que disputas criadas no campo virtual são passíveis de se desenrolar dentro dele, não importando que os personagens sejam pessoas negras. A internet é nossa casa e nossa roupa suja também pode ser lavada aqui.

Pessoas pretas são diversas. "Não somos garras de coca-cola" e não devemos nunca ser considerados como uma massa que pensa e age igual desconsiderando nossas especificidades e está tudo certo em discordarmos. Ou deveria estar.

Quando isso não acontece, a tendência é que várias pessoas se manifestem no sentido de demonstrar que tiveram seus sonhos quebrados, destruídos. Vira as vezes um longo roteiro de lamentação sobre ídolos perdidos. E este comportamento é extremamente perigoso. Primeiro, porque não devemos idolatrar (sem nenhum sentido cristão) as pessoas que admiramos, isto os torna inatingíveis, os desumaniza e corremos o grande risco de nos decepcionar com atitudes que são normais, humanas. E em segundo lugar, é preciso admitir que já passou da hora de colocarmos pessoas negras em locais imaculados (também ignorando o sentido cristão) e completamente perfeitos. Seres humanos negros são diversos.

Mas, para além da preocupação da desumanização por detrás disso, está um outro ponto muito importante: embora esperemos que as pessoas errem, afinal, são humanas, não devemos "justificar" comportamentos que vão contra o empoderamento coletivo.

Em seu livro O que é empoderamento?, a autora Joice Berth destaca a importância de ações coletivas que levam ao empoderamento. O empoderamento individual, este que não vai levar ao avanço da comunidade negra que, mesmo diversa, deve caminhar para a frente. É por isso que lutamos e por isso que entendemos a importância da equidade racial.

As críticas que muitos insistem em pessoalizar, transformar em "ataques de inveja" podem ir muito além disto. Explico.

Pessoas negras com acesso a meios institucionais que a maior parte da população negra não tem, não deveriam usar estes acessos no empoderamento individual, com carreiras e visibilidade – na internet – que lhes permitem acessar alternativas que outras pessoas não tem. Rafael Braga, por exemplo, embora tenha tido visibilidade não poderia nunca usar de artifícios do sistema ao seu favor, por não deter o capital cultural necessário para isso. Já pessoas negras que vivem num meio branco falando sobre a negritude e lucram com isto, tem uma entrada diferente e, ao entrar no sistema para mudá-lo de dentro assumem o risco de que o sistema também aja sobre elas. Neste momento deixam de apenas estar lá dentro para mudar, mas, também passam a fazer com que, em alguma medida, o sistema funcione para elas.

É lógico que, enquanto pessoa preta, este indivíduo jamais irá subverter a ordem social, mas, esses microabusos passam a ser cometidos de maneira deliberada. Aí que é que está, não é mais "um erro ao qual está sujeito todo humano".

Enxergar e sinalizar isto não é desumanização deliberada, não é tirar da pessoa preta o direito de errar. É apontar um erro sistêmico que leva o buraco bem abaixo.

Quem_tem_medo_do_feminismo_negro_djamila_ribeiro_treta_acao_judicial_movimento_negro

sábado, 18 de maio de 2019

APLICATIVOS PARA ORGANIZAR A VIDA DAS INFLUENCIADORAS DIGITAIS

maio 18, 2019 0
Aplicativos para organizar a vida das Influenciadoras Digitais, Blogueiras e Youtubers. Foto: GettyImages
Existem aplicativos para organizar a vida das influenciadoras digitais que podem ser simples, gratuitos e ao alcance de todas nós. Isso para nos ajudar na coordenação desta vida. Esta estruturação é ponto fundamental para que nós que executamos todas as partes do trabalho de influenciadora digital, para não nos perdermos no meio de tantas tarefas. Então, vamos saber quais aplicativos são estes.

Para quem está no YOUTUBE é fundamental acompanhar de pertinho as métricas da rede. Saber quais são os melhores dias e horários para alcançar seu público ou ver como andam suas visualizações. E o que nem tanta gente sabe é que o Youtube possui um aplicativo de gerenciamento especialmente para isto. O app é o YOUTUBE CREATOR e ele traz várias funcionalidades diretamente do youtube estúdio. O Analytics está bem organizado e fácil de visualizar, além de você poder acompanhar os dados em tempo real, você pode subir capas personalizadas para seus vídeos.

 

Ainda para ajudar as que utilizam o YOUTUBE, o aplicativo PICSTART pode ser uma mão na roda! Na hora de fazer a capa dos vídeos algumas de nós sofrem para encontrar o tamanho perfeito da famosa thumbnail. Com este aplicativo você encontra o tamanho certo para várias redes sociais, inclusive o tamanho exato para as miniaturas de vídeo.

 


NOTAS DO KEEP é um aplicativo do time de funcionalidades do GOOGLE, isso significa que você também poderá acessá-lo pelo computador e é isso que o torna tão útil. Este é um aplicativo de notas e listas fundamental para organização da vida de criadora de conteúdo. Nem sempre você pode executar na hora uma ideia, então basta anotar na sua listinha e acessar quando for produzir seu material, seja utilizando o computador ou pelo celular.

 

Para repostar fotos no INSTAGRAM, vindas de outro perfil, geralmente os aplicativos não tem a opção sem carimbo (marga d'´gua) ou cobram para liberação desta funcionalidade. O aplicativo REPOSTA te dá esta opção gratuitamente. De todos os aplicativos para organizar a vida das influenciadoras digitais este deve ser um dos que possui o funcionamento mais simples facilitando demais a nossa vida.

 


Quer produzir vídeos curtinhos com base num conteúdo maior? Por exemplo, você gravou um vídeo para o Youtube e quer reduzi-lo para o Instagram? O QUICK VÍDEO vai te ajudar. Com este aplicativo você pode, de uma só vez, reduzir o tamanho, suprimir o áudio original, acrescentar nova trilha e ter em segundos um resumão do seu vídeo original para outras redes sociais, não é o máximo?



O LEGEND é um aplicativo gratuito que transforma em vídeos animados qualquer texto. Isso quer dizer que você pode produzir vídeos curtinhos que podem ser usados para muitas coisas, como vinhetas do YOUTUBE, por exemplo. São várias carinhas possíveis para o mesmo texto, várias cores e fontes, todos gratuitos.



Todos estes aplicativos para organizar a vida das influenciadoras digitais estão disponíveis para ANDROID, se você encontrar algum deles - ou algum semelhante que substitua - para o IOS é só deixar aqui nos comentários.

quinta-feira, 2 de maio de 2019

TRÊS SÉRIES + UM FILME PARA MARATONAR NO FERIADO

maio 02, 2019 0
TRÊS SÉRIES + UM FILME PARA MARATONAR NO FERIADO
Quem nunca maratonou uma série na NETFLIX que atire a primeira pedra!
Este é um comportamento viciante, mas, também vale para quem quer relaxar e curtir o feriado sem atividades muito badaladas. 
Pensando nisto, preparei uma lista com minhas séries e filmes favoritos para indicar ótimas maratonas neste feriado.

1 - LA CASA DE PAPEL

É a história de um assalto à Casa da Moeda Espanhola. Você vai deixar de torcer para os mocinhos, aliás, a polícia deixa de ser o "lado bom" da história e você se pega torcendo para os bandidos vencerem essa saga.
TRÊS SÉRIES + UM FILME PARA MARATONAR NO FERIADO

2 - SENSE 8

Para mim, a melhor série que a Netflix já produziu! Diversa e muito emocionante, os personagens saem da caixinha e do circuito Holliwodiano. Tem gente de quase todos os continentes e com todas as caras. A gente não enjoa de ver sempre os mesmos rostinhos padrões na nossa tela.

As outras duas dicas estão em vídeo, lá no canal. Confere, assiste e me conta nos comentários o que você achou!

Post Top Ad