Muitas mulheres tem dúvidas de como entender o próprio corpo e, um dos temas que causa mais confusão é o tal "período fértil". Além de todos os métodos contraceptivos não naturais, existem outras formas de controlar a natalidade e, caso você conheça MUITO BEM o seu corpo, a boa e velha "tabelinha" pode ser usada como contraceptivo exclusivo.
Algumas ressalvas precisam ser feitas em relação à este método, além de exigir da mulher um alto nível de conhecimento do seu corpo, é preciso que seus ciclos menstruais sejam rigorosamente regulares, pois as datas são fundamentais para que o método funcione e, um dia a mais ou menos podem ser decisivos e acabarem resultando numa gravidez indesejada.
Entender o ciclo menstrual é o primeiro passo pra compreender o que é e quando será o seu período fértil. Usarei nesta postagem, como exemplo, um ciclo de vinte e oito dias, mas, segundo a maioria dos médicos, ciclos regulares podem ter de 21 à 35 dias sem serem considerados anormais.
O que é o ciclo menstrual? É o período compreendido entre o primeiro dia de uma menstruação e o primeiro dia da próxima menstruação. Ou seja, se no mês de março sua menstruação chegou no dia 02 e a próxima no dia 30, o primeiro dia do seu ciclo é o dia 2 e o último dia 29, dia 30 começa um novo ciclo. Isto quer dizer que este ciclo teve a duração de 28 dias.
Entendendo seu ciclo menstrual e seu período fértil |
Depois de observar o seu ciclo, tendo certeza da média dos dias, é possível localizar nos dias o seu período fértil e se proteger de maneira mais efetiva nestes dias (preservativo, por exemplo).
Entendendo seu ciclo menstrual e seu período fértil |
É claro que cada corpo é único e é preciso estar atenta aos sinais para compreender suas variações, tem também as mulheres com problemas de saúde e estes podem influenciar a duração do ciclo, bem como o acontecimento do período fértil.
Para entender melhor e saber mais sobre a importância de conhecer seus ciclos, tem vídeo no canal:
Oi, Joana, tudo bem? Eu tomava injetável no período da amamentação, mas só o ginecologista vai poder lhe informar o nome do mais indicado. Para quem está amamentando, o AC tem que ter uma dosagem hormonal melhor, para não interferir na qualidade e nem na quantidade de leite, então o mais recomendado é procurar um médico que possa lhe dar a receita. Até porque, AC injetável, só com prescrição médica!
ResponderExcluirBeijo, obrigada pelo carinho, de verdade <3